domingo, 31 de janeiro de 2010

Belas aulas de Química



E eis que, na aula de laboratório, quando os processos catalíticos já começavam a fazer comichão, a professora constata o seguinte facto: "Um átomo sozinho nunca é feliz."Foi o suficiente para me acordar o espírito e o corpo, já meio moles. Vasculhei logo a bolsa dos lápis, negra de carvão, cheia de aparas de borracha e papéis de pastilhas, em busca de um post-it (a Méri chama-lhe pst's). Só encontrei um pedacinho de papel verde, outrora um bilhetinho semi-amoroso, onde escrevi a bem-dita frase, não fosse eu esquecer-me (sim, porque a Química é como o queijo...abusem dela e vejam se a memória não estreita).
Passei o resto da aula a imaginar átomos. Um átomo fêmea de batôn vermelho no núcleo e electrões com purpurinas e outro macho com grandes e tonificados protões, de quem vai regularmente ao ginásio. Num belo dia, átomo macho e fêmea encontram-se num qualquer sistema reaccional - é amor à primeira vista. Descobrem, desde então, que se complementam e que juntos, unidos num só corpo e alma, são mais estáveis. Pelo santo matrimónio, ou por uma ligação covalente qualquer, unem-se. E assim ficam, felizes para sempre, não é? Não. Mentira. Porque o Senhor e a Senhora Átomo são promíscuos, constantes insatisfeitos...basta encontrarem outra espécie qualquer para reagirem que nem loucos.
Nisto, decidi voltar a prestar atenção à catálise heterogénea e ao processo de Ostwald. Não sem antes concluir que o que não falta por aí são átomos. Uma cambada de átomos, digo-vos.

5 comentários:

Maria disse...

"Cambadona" de átomos, sublinho.

(Amanhã levo-te mais pst's para recompensa)

debbie clementine disse...

foi a única vez que consegui olhar para alguma coisa que envolva átomos e acha-se bonito, gostei :D (odeio química, e estou a ser simpática ao dizer odeio)

e tenho a dizer-te, que além de andarem resmas e paletes de átomos por aí, tenho a sensação que nem todos reaccionam com a primeira 'átoma' que lhes aparece à frente. um dia sem darmos por ela aparece um átomo que só reage connosco, vais ver :)

Matilde Cê disse...

eu também sou um átomo? :'x

Poppins disse...

É pena que não perceba nada de físico-química.

Maria Galvão de Sousa disse...

ahahaha adorei, até me fizeste ter saudades de quimica !